sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Vítima de difamação na web, menina de 13 anos vai deixar o país

A mãe da jovem afirma que ex-namorado é responsável, e ele teria feito ameaça de morte.Adolescente não sai de casa e abandonou a escola, em Mesquita, na Baixada Fluminense.
Carolina Lauriano Especial para o G1, no Rio
“Minha filha vai ter que deixar o Brasil”. A frase é da mãe de uma jovem de 13 anos, que acusa o ex-namorado de difamá-la no site de relacionamento Orkut. Moradora de Mesquita, na Baixada Fluminense do Rio, ela diz que a filha, ao ver as montagens de fotos em que seu rosto aparecia em um corpo nu com legendas obscenas, entrou em depressão e tentou se matar três vezes.

A jovem está há 30 dias sem sair de casa, abandonou o colégio onde estudava e agora vai começar uma nova etapa da vida num país da Europa onde a família tem parentes. A denúncia registrada na 55ª DP (Mesquita) inclui a acusação de um crime mais grave, a ameaça de morte. Além da difamação, consta no registro de ocorrência que o ex-namorado, P.R.B.N, de 19 anos, teria feito ameaças à jovem. Em depoimento na quinta-feira (21), ele negou, porém, as acusações.

A família da adolescente insiste em acusá-lo: “Ele veio à minha casa, disse que queria entregar um papel a ela e, quando ela chegou perto dele, foi agarrada pelo braço. Ele disse então: se ela não fosse dele, não seria de mais ninguém. Disse mais: que ia matá-la e, em seguida, se matar. O que nos deixa apavorados é que ele está solto”, diz a mãe da adolescente.

Baixo nível
De acordo com a mãe da jovem, o namoro teria durado poucos meses e terminado no dia 9 de julho porque o rapaz andava muito ciumento. A partir daí, ele fez diversas tentativas de reatar o namoro. Teria entrado com a senha da ex-namorada no site de relacionamento e teria feito um novo perfil com o nome dela, fotos obscenas e legendas pornográficas. “O que ele escreveu eram coisas horríveis, de muito baixo nível mesmo, como se ela estivesse se oferecendo para os homens, tudo com o rostinho dela. Minha filha chegou a tomar comprimidos para se matar, depois eu peguei ela se enforcando um lençol e, por último, ela tentou se jogar da varanda do apartamento, dizendo que não agüentava mais”.A mãe também contou que desde o fim do namoro o rapaz ficava de prontidão na esquina da casa dela, esperando a ex-namorada sair. Além disso, a mãe da jovem difamada também teria sido agredida por P., quando ele tentou invadir o prédio e ela o impediu. M. disse estar inconformada porque nunca imaginou que isso aconteceria, já que P. freqüentava a casa dela, era querido por todos e até a chamava de mãe. “Eu e o meu marido pedimos férias dos nossos trabalhos para poder cuidar disso tudo que está acontecendo nas nossas vidas. Estamos muito assustados”, diz a denunciante.

O delegado da 55ª DP, Antônio Silvino Teixeira, informou que vai entrar em contato com a DRCI para pedir um rastreamento das ações do suspeito na internet.

Como agir nesses casos
Para quem sofrer qualquer tipo de crime digital – estelionato, injúria, roubo ou difamação –, a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) aconselha que a pessoa tire cópia do site antes que a prova seja apagada. Assim será possível identificar e qualificar a denúncia.

A DRCI manda um ofício para o provedor do site e, após o rastreamento, será possível chegar à autoria do crime.
Segundo a DRCI, o crime de difamação está entre os crimes de menor potencial ofensivo e a pena é de até uma ano de prisão. Os pormenores de cada caso variam muito e a pena depende do grau de prejuízo pessoal, da forma que o crime ocorreu, se houve invasão de privacidade ou vazamento de informação pessoal para terceiros, por exemplo.

No caso de difamações como o da jovem de Mesquita, a delegacia disse ser possível solicitar a exclusão do perfil ou das fotos para o site de relacionamento Orkut.

Postado por Daniel Cruz.

Gente, absurdo né? Aff... Nesses casos peço pra Deus me dar paciência, porque se me der forças eu mato... sem comentários.

3 comentários:

Morena disse...

Olha nesse caso é complicado pq cada dia mais acontecem coisas desse tipo.. mais o que me deixou mais abismada nao foi nem o fato do menino jurar ela de morte e fazer a defamação ... mais sim a Mae de uma CRIANÇA de 13 anos aceitar o namoro com um HOMEM de 19 anos...A menina é muito nova para comseguir passar por cima das gozações e outras coisas que o menino fez... Cada dia que passa o mundo fika muito estranho.

tadeuhidaib disse...

eita trem complicado se eu pego o fdp eu furo o buxo dele com facao.
aff gente que nao tem o que fazer, vai ler um livro, medita,fazer yoga sei la. fieuaiuiguta
flw

daniela disse...

Sinceramente a culpa toda é da mae de permitir uma criança namorar um homem de 19 anos, se nao me engano a relação sexual dos dois é estupro presumido conforme o codigo penal, portanto ela que foi descuidada em nao verificar com quem a filha dela anda... Esta claro que essa pessoa era violenta